Igreja de Ceira
A Igreja de Ceira, levada a efeito principalmente pelo zelo do pároco da época, Revº António Rodrigues de Paiva, foi inaugurada, com brilhante festividade, a 20 de Julho de 1890. É dedicada a Nossa Senhora da Assunção.
Ampla, abrindo-se na nave duas capelas fronteiras, possui quatro altares do séc. XVII. O retábulo principal é de talha dourada, com colunas e arcos torcidos. Conserva algumas imagens de pedra e de tamanho médio, do séc. XV, vindas da antiga igreja, como: S. Brás com o menino ajoelhado, S. Sebastião e Nossa Senhora com Jesus morto.
Capela do Santo Cristo
Numa segunda fase, a que chegou aos nossos dias, o templete foi fechado por três paredes, a coluna central com o crucifixo do século XVIII foi deslocada para o fundo e ao seu lado foi colocada uma escultura de pedra de Nossa Senhora com o Menino (Nossa Senhora do Bom Leite), de finais do século XV, de tipo regular.”
(in Ceira Património)
Esta Capela em finais de 2010, principios de 2011, sofreu importantes obras de restauro, levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Ceira, que visaram dar relevo à sua traça inicial, bem como à sua dignificação e à supressão do aspecto de abandono a que estava votada.
Capela da Boiça
A Capela da Boiça, diz o povo, é das capelas mais antigas da freguesia de Ceira.
O padroeiro do lugar da Boiça é S. Simão, mas a capela possui também a imagem da Santa Escolástica. De salientar que estas duas imagens são setecentistas e são de tamanho real, sendo a única capela da Freguesia com imagens deste tamanho. É uma capela de construção modesta e sobre a porta figura a inscrição 1-8-934, que assinala o dia, o mês e o ano em que foi colocada a sineta.
Capelas do Cabouco
O lugar do Cabouco tem duas capelas, a capela da Nossa Senhora da Saúde e a capela da Santa Luzía. Devido à sua orografia e dimensão justifica-se a existência destas duas capelas, uma situada ao meio do lugar, a capela de Nossa Senhora da Saúde e a outra no fundo do lugar, a capela de Santa Luzia.
A capela da Nossa Senhora da Saúde é uma capela de construção simples. A imagem da padroeira é muito venerada pelos habitantes do lugar. Em tempos celebravam ali os seus casamentos.
A capela da Santa Luzia também é uma capela de construção simples que se ergue no sopé do lugar e tem a ladeá-la um gradeamento de ferro. O altar é um retábulo de pedra, do século XVI, com três quadros representando Jesus Cristo a caminho do Calvário, a sua Crucificação e a Descida da Cruz. Na década de 60 do século XX, esta capela sofreu profundas alterações, originadas pelas cheias que todos os anos inundavam a capela. A cota foi alterada, para um plano superior, em cerca de 2 metros e foi rodada a sua disposição num ângulo de 90º. Para além da imagem de Santa Luzia, existe também nesta capela a imagem de São Domingos. No início do século XX aquando da visita do então Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, a esta capela, ficou a saber-se, mediante a sua opinião, que a imagem ali existente era de São Domingos e não de Santo Agostinho como toda a população pensava e venerava.
Neste lugar, todos os anos, em Novembro existem festejos em honra dos padroeiros.
Capela do Carvalho
Capela das Lagoas
A Santa é venerada com festejos anuais que decorrem sempre no último fim-de-semana do mês de Novembro.
Capela de S. Frutuoso
No lugar de São Frutuoso existem duas capelas.
A capela mais antiga está a sofrer obras de remodelação tendo em vista a sua transformação em Capela Mortuária.
A nova capela, inaugurada a 17 de Maio de 2009 é detentora de um vasto espólio iconográfico, que transitou da antiga capela.
A imagem do padroeiro, que dá nome à aldeia, é esculpida em pedra e representa o Santo na sua qualidade de Bispo, com a mitra, numa das mãos o báculo e na outra um cacho de uvas. No século XVIII esta imagem era considerada milagrosa com grande afluência de povo pelo tempo do Espírito Santo. Para além do padroeiro existe também a imagem da Nossa Senhora dos Milagres.
Esta capela é assim a mais moderna da freguesia de Ceira. É de realçar o artístico altar de pedra sustentado por relevo com símbolos da paixão, a imagem da Nossa Senhora dos Milagres, a via-sacra em terracota, o sacrário, o mobiliário, a harmonia espacial e o coro solene.
Capela do Sobral de Ceira
“A capela do Sobral de Ceira foi fundada em 1604, sendo dedicada a S. Gens e a Nossa Senhora da Conceição. Durante o século XVIII, S. Gens inspirava grande devoção, fazendo afluir ao lugar pessoas vindas de muitos lugares do concelho de Coimbra. Em 1721 o pároco assinala os seus particulares milagres na cura de doenças, principalmente sezões. Em 1952 é considerado insigne contra as terças. Em 1832 foi fundada, pelo Desembargador Ordinário da Casa da Suplicação na sua Quinta das Adémias, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Rocha, compreendendo-se assim a existência de dois padroeiros na capela do Sobral de Ceira.”
(in …..)
Capela da Tapada
A capela da Tapada é uma construção do século XVII. A sua inauguração é datada de 1774. O sino já foi uma obra posterior, tendo sido colocado no século XX, mais concretamente em Setembro de 1950.
Esta capela localiza-se no centro do lugar, tendo como padroeiro S. Gonçalo e Nossa Senhora do Livramento. Nesta capela existe um quadro de grande valor artístico, que representa a aclamação a Nossa Senhora.