Área: 12,4 km2 (DGAL)
População: 3.728 habitantes (Censos 2011)
Confrontações:
Norte – Santo António dos Olivais e Torres do Mondego;
Sul – Almalaguês e Miranda do Corvo;
Este – Arrifana e Semide;
Oeste – Castelo Viegas.
Rios:
Ceira e Dueça
Caracterização:
A freguesia de Ceira fica situada a Sul da Cidade de Coimbra, confrontado com os concelhos de Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares, tem uma área de 12,4km2, tendo cerca de 3.800 habitantes e dista cerca de 6km da cidade de Coimbra.
O clima é temperado e húmido, sujeito a nevoeiros matinais, com índices elevados de pluviosidade e com encostas meridionais solarengas, condicionado pelo relevo e pelos rios.
Quem entrar seguindo o vale do rio Ceira, apercebe-se do aspecto montanhoso de grande parte da freguesia, com encostas de grande declive que se erguem para a serra do Carvalho, à direita, e para o monte do Senhor da Serra, à esquerda. Já de saída para a cidade de Coimbra, a paisagem é bem diferente, composta por uma vasta e fértil planície em coloridos terrenos de aluvião.
A freguesia de Ceira é irrigada pelo rio Ceira, pelo rio Mondego e pelo rio Dueça ou Corvo. O rio Ceira e o Dueça fornecem água para os regadios. Proporcionam espaços de lazer em quatro açudes e viçosos salgueirais. Estes dois rios ainda hoje proporcionam a vários populares o prazer de uma boa pescaria, pois ainda se mantem com águas límpidas e não poluidas. Há poucos anos, nestes rios, ainda se apanhavam a própria lampreia, esperando que, com a escada de peixe do açude ponte (Coimbra), esta espécie volte a estes rios.
Na freguesia podem-se observar aldeias empoleiradas nas encostas formadas pelo vale do rio Ceira. As duas aldeias mais características deste exemplo são as do Cabouco e de São Frutuoso.
A freguesia de Ceira é atravessada pelas E.N. 17 e 110, sendo servida por transportes públicos (TRANSDEV, SMTUC e Metro Mondego).